Uma dúvida comum no mercado daqueles que não tem Green Card é sobre a possibilidade de ter um imóvel nos Estados Unidos, já que é uma maneira de aumentar o portfólio de negócios, alcançar a liberdade financeira ou dar o primeiro passo em direção a um novo sonho.
Pensando nisso, vamos discutir aqui tudo o que você precisa saber sobre essas legalidades, com as principais respostas que trarão uma nova perspectiva para seus passos. Confira!
Eu não tenho Green Card – O que é isso? Naturalização é a mesma coisa?
A princípio, tenha em mente que os Estados Unidos exige algum documento para que você acesse o país e fique ali. Geralmente, o mais conhecido é o visto e passaporte, usados para viagens de férias.
Dessa forma, Green Card é um visto de permanência, ou seja, não tem tempo limitado ou restrição. Sendo apenas renovado a cada dez anos.
Logo, tendo esse documento, você pode morar no país, trabalhar, estudar, acessar os serviços públicos disponíveis e assim por diante. Isso porque você se torna quase um cidadão americano.
Mas isso não significa que você tem a cidadania americana.
A cidadania só é uma opção para os indivíduos que nasceram no país ou quando um dos pais é natural dos Estados Unidos. Bem como se você pediu a naturalização e teve uma confirmação.
E assim chegamos à naturalização, o ato de pedir, voluntariamente, uma nacionalidade. Você pode fazer esse pedido desde que cumpra os requisitos e normas vigentes.
Podemos dizer então que, você pode pedir a naturalização e depois se tornar um cidadão. Mas, para se naturalizar, um dos requisitos é ter um green card.
Eu não tenho Green Card, será que posso ter um imóvel nos Estados Unidos?
Morar nos Estados Unidos é um sonho de muitos brasileiros, mas muitas dúvidas surgem desde as primeiras buscas, já que o país é burocrático quando pensamos em estrangeiros.
Na prática, você pode ter um imóvel nos Estados Unidos mesmo que não tenha Green Card.
Isso porque, o país considera que o imóvel pode ser usado para fins comerciais, como locação, ou para conforto, no caso de viagens, quando você tem um visto de turista, por exemplo.
Inclusive, o país já dispõe de opções de financiamento, com alguns requisitos específicos para estrangeiros.
Logo, mesmo que você não tenha o valor integral, pode recorrer ao foreign national loan, um financiamento exclusivo para quem não é cidadão americano.
Entretanto, cabe destacar que ter um imóvel no país não significa que será mais fácil alcançar o amado Green Card ou ficar mais tempo por lá. Sendo assim, você continua sendo um estrangeiro.
Alguns dizem que ter uma casa pode dificultar o processo de ter um visto de não-imigrante.
Porém, não há exatamente uma regra para tal, já que os oficiais podem entender que você vai apenas viajar e conhecer o local, aproveitar as férias e assim por diante.
Nesses casos, é interessante que você tenha alguns documentos que comprovem o seu vínculo com o Brasil, como contratos de trabalho, contrato de aluguel de uma casa ou escritura, entre outros.
Em resumo, você pode conquistar a casa própria nos Estados Unidos morando no Brasil.
Comprar um imóvel não dá direito ao green card americano?
A verdade é que os Estados Unidos não avalia somente a sua situação financeira no momento de liberar o esperado documento verde, mas sim o seu trabalho, porque quer morar ali, se existem vantagens para o país em permitir que você entre e assim por diante.
Não à toa, faz até uma verificação de antecedentes.
Então, a compra de um imóvel traz vantagens financeiras positivas para o seu bolso, mas ainda terá que passar pela imigração e ter um visto de trabalho, turista ou outro.
A especialista Julia Roussinova aponta que o financiamento ou compra de um imóvel é um investimento passivo.
Por isso, não traz vantagens no quesito se tornar um cidadão americano ou mesmo para ter um visto especial, de investidor.
Aliás, você deveria começar a pensar nisso mais como um investimento de longo prazo e conhecer o processo de compra, definir quais são suas prioridades e se ater à questão orçamentária.
Pensando nisso, separei um post completo aqui na página, clique aqui e confira.
Imóvel nos Estados Unidos: preciso estar no país para comprar?
Em resumo, não. Você pode comprar um imóvel em outro país sem sair do Brasil. Neste caso, vai precisar de um representante legal para tal.
Isso porque existem uma série de documentos que precisam ser apresentados para a transação, como passaporte válido, comprovante de renda e fundos para a compra, uma declaração de IR condizente com o valor do imóvel e outros.
Além disso, a questão dos documentos pode variar conforme o local onde o imóvel está localizado, tipo de compra e mais.
Em alguns casos, é preciso ir até o país com um visto simples para efetuar a compra, assinar contratos ou outras questões burocráticas.
No geral, pagamentos à vista aceleram bastante o processo, mas o financiamento é uma opção quando não se tem o valor integral.
Por isso, estou aqui para ajudar você com os seus Investimentos, Financiamentos Imobiliários, Seguros e outros serviços. Entre em contato para a sua consultoria especializada.
Valor médio dos imóveis
Enfim, assim como em qualquer outro país, o valor do imóvel é variável, considerando fatores como:
- Idade do imóvel, e se existe alguma questão histórica na construção;
- Área;
- Cidade;
- Especificações da planta;
- Área total x área construída;
- Considerando o que há próximo dali, etc.
Algumas das áreas mais caras estão na Califórnia, San Francisco, San Diego, Colorado e Honolulu. Além dos pontos famosos, como Los Angeles, Florida, Nova York, Long Island e Seattle.
Entretanto, dentro das cidades mais caras, é possível encontrar opções acessíveis, considerando a localidade.
Com isso, aumentou a procura por imóveis em Dallas, Utah, Tennessee, Missouri, Phoenix, Houston e tantos outros.
O ideal é analisar cada uma das opções considerando quais são as suas expectativas, objetivos, regimentos internos das cidades e mais. Tudo é válido.
Por fim, não deixe de acompanhar a página e as redes sociais para alcançar o sonho da liberdade nos Estados Unidos através de um financiamento de imóvel com uma consultoria pensada para suas necessidades.